Aproveitei o feriado para ir conhecer o templo budista em Três Coroas no Rio Grande do Sul. O lugar é incrível, de uma paz e positividade sem igual! Já tinha tentado conhecer o templo Chagdud Gonpa Khadro Ling em outra oportunidade, mas eles estavam fechados para visitação, dessa vez estávamos indo para Serra Gaúcha e como a cidade de três Coroas ficava no caminho decidimos tentar visitar novamente. Para nossa sorte eles estavam recebendo visitação e valeu muuuito a pena. O templo te teletransporta do Rio Grande do Sul e te faz sentir como se estivesse em um lugar totalmente diferente. Em um lugar que você nunca viu! O templo é um centro destinado ao estudo e a prática do budismo e fica a pouco mais de 30 km de Gramado e é o primeiro templo tibetano da América Latina. O lugar tem uma energia positiva que você sente antes mesmo de chegar. Ele fica localizado no topo de uma montanha com uma vista ímpar e totalmente estratégica para a cidade de Três Coroas.
Meninas a visitação ao templo é pública e gratuita, já que eles não possuem fins econômicos, mas dependendo do dia esta fechado para retiros e cerimônias. Alguns ambientes não permitem fotografia, são os espaços internos destinados a oração e aos encontros, são incríiiiveis com pinturas e detalhes de tirar o fôlego. A visita vale muito a pena, primeiro pelo silêncio absoluto, em alguns momentos você consegue ouvir o barulho do vento de tão calmo é, as pessoas que visitam respeitam muito chegando a sussurrar. Outro detalhe que não passa despercebido e a riqueza de detalhes na arquitetura. O templo segue as tradições artísticas tibetanas e por isso possui um colorido intenso e super harmônico, você perde a noção do tempo observando o templo e lendo a respeito da cultura e tradição do lugar. Os painéis e afrescos foram pintados por artistas verdadeiramente tibetanos e nepaleses, muitas das esculturas e tankhas (quadros de tecidos representando deidades) vieram do oriente de verdade. É impossível não sentir essa atmosfera.
Para quem quiser ainda é permitido participar da comunidade através de práticas de meditações oferecidas todos os domingos às 8h. Além disso o templo conta com uma livraria com inúmeras obras sobre o budismo e artigos religiosos. Ficou com vontade de visitar? Confira os horários no site antes de chegar, pois eles estão em constante mudança por causa dos retiros e atividades fechadas ao público. Em geral, eles estão abertos ao público de quarta à sexta, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Sábado e domingo das 9h às 16h30. Existem basicamente dois caminhos o primeiro pela RS-115 de Taquara a Gramado e o segundo pela RS-020 de Porto Alegre a São Francisco de Paula passando por Taquara. São poucos metros de estrada de terra sem aclive até o templo. Mais detalhes podem ser obtidos no site oficial do templo, lá também tem tooodos os detalhes de como chegar, inclusive com quilometragem. Então é isso meninas, espero que vocês gostem deste passeio diferente, nosso estado possui lugares incríveis e se vocês gostarem da ideia vai ser um prazer conhecer e apresenta-los para vocês!! Beijão.