Dica de viagem é sempre muito bem vinda, né? Por isso convidei uma pessoa muito querida para dividir com a gente dicas de um lugar incrível com todos os detalhes de quem o conhece bem. Clau Bartelle é gaúcha de POA e acaba de voltar de Saint Barth, por isso achei que não teria ninguém melhor do que ela para compartilhar conosco todas as dicas dessa ilha paradisíaca e, quem sabe, inspirar a planejar uma viagem para lá ou até mesmo incrementar o roteiro com algumas dicas para quem já está com as malas prontas. Clau, querida, super obrigada pelo post, ficou lindo! Confiram as tips meninas:
“Oi Gurias! É com muito prazer que escrevo este post para o blog da Vitoria, ainda mais falando sobre um destino três chic que adoro: Saint – Barthelemy, ou Saint Barth para os “íntimos”! No último mês fiz minha quarta viagem a esta ilha maravilhosa que possui 16 badaladas praias de águas mornas e cristalinas, areias brancas e vistas inacreditáveis! É considerada por muitos, inclusive por mim, um pedaço do paraíso aqui na terra! Uma ilha pequena de 21km2, 8 mil habitantes e localizada no mar do caribe. Predominantemente francesa, uma ilha extremamente chic, mas de forma descontraída e relaxada sem afetações. A língua oficial é o francês e a moeda é o euro.
A capital Gustavia, pequena e intimista é uma delícia para passear. Com um porto charmoso onde ancoram os mais variados tipos e tamanhos de iates. Você pode saborear um final de tarde e ao mesmo tempo passear nas lojinhas (são todas pequenas) que vão desde Hermès e outras marcas de luxo, lojas de joias e relógios até pequenos comércios de roupas e acessórios de praia, um mais lindo que o outro! E depois acabar em um dos bares da rua principal para tomar uma flûte de champagne ou um drink, adoro o Sex on the beach, bem tradicional na ilha!
Como se chega? Para chegar a este paradisíaco lugar, o melhor é voar (pode ser via Miami) até Saint Martin, e de lá pegar um ferry boat, que levará 45 min em mar aberto (o que pode balançar bastante) ou pegar um pequeno avião da Winair e chegar em apenas 10 min. Eu aconselho a segunda opção, apesar de parecer uma aventura quando se está aterrissando, é rápida e na chegada já vai dando um gostinho do visual da ilha.
Época e hospedagem: Quase todos os meses são bons em Saint Barth. A alta temporada é dezembro e janeiro quando a ilha fica lotada de gente e muitas personalidades famosas que vão para passarem a virada do ano. Nesta época os preços sobem, pois tudo fica muito concorrido. Em setembro e outubro é a baixa temporada que inclusive alguns lugares fecham. O resto do ano segue sendo maravilhoso com as diárias dos hotéis mais acessíveis e a cidade mais calma, mas nunca menos prazerosa. Há várias opções para ficar neste paraíso. Hotéis maravilhosos e casas para alugar, que são chamadas de Vilas – para um grupo maior pode valer a pena. Já fiquei nos hotéis Guanahani e Le sereno e aconselho também o Isle de France e Eden Rock que além de serem maravilhosos para se hospedar são excelentes para almoçar e passar o dia na praia com todo o conforto do mundo.
O que levar na mala: Na mala, se quiser parecer um habitue da ilha carregue roupas leves. Mulheres além de saídas de praias, muitos biquínis e um bom chapéu, vestidinhos e roupas leves, um casaquinho ou manta para uma noite mais ventosa, acessórios divertidos, que combinem com o clima tropical e flats –de preferência as mais lindas que você tiver – mas nunca salto, pois estes não combinam com esta ilha, pois quase tudo, fora a praia, é ladeira e rua de pedras. Para os homens sunga, bermuda e camiseta. Para jantar fora uma bermuda e camisas de linho ou polo e mocassins. E claro muito protetor solar… mas se eu fosse você deixaria para comprar nas maravilhosas farmácias que são todas com produtos franceses… não preciso falar mais nada , né? Kkk . Não deixe de conhecer a Ligne St Barth!
O que fazer: Como já falei Gustavia é uma delícia para passear. Então aproveite para gastar ou sonhar. Como Saint Barth não é um lugar de muitas programações noturnas como baladas, o programa é jantar em um dos deliciosos restaurantes que a ilha oferece. Eu indico super o L’isola, restaurante italiano imperdível, o Bonito, que como o nome diz é lindo com uma vista linda para o porto, o restaurante do hotel Le Sereno ( provem o Sea bass) e o Le Ti, que tem uma decoração meio cabaret com muito veludo e vermelho, a comida é uma delícia e depois acontece um show que vira balada ( melhor dia é quinta). Um programa pra quem quer um agito de dia, é ir no domingo no Nikki Beach, conhecido como amazing sundays, fica na praia de Saint Jean a minha preferida para um mergulho.
Para comprar roupas que você só encontra lá, vá ao lado do Nikki , tem uma lojinha chamada Terra que tem as saídas mais lindas que eu já vi, caras, mas que valem a pena dar uma conferida. Outra point imperdível de roupas diferentes para praia é a Vanita Rosa e a Lolita Jaca no centro. Agora o melhor programa para se fazer nesta ilha paradisíaca é curtir as belezas naturais, desfrutar de uma bela companhia e namorar muuuito. Você voltará com certeza mais apaixonada(o) , mais bronzeada(o), mais linda(o), mais inspirada(o) e principalmente mais leve e relaxada(o)! Eu amo Saint Barths!!!! Boa Viagem!!!! Bjsss.
Clau Bartelle.