Memórias de Ronaldo Fraga chegam a Porto Alegre

Gurias, super dica para quem curte moda e vai estar por Porto alegre nos próximos dias. O estilista mineiro Ronaldo Fraga reúne processos e registros gráficos na exposição “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”, uma visão de sua moda como registro gráfico — assinatura de quem cria e também diálogo com a cultura de um país. A mostra reúne material das 42 coleções do estilista mineiro e estreia, para convidados, no dia 8 de novembro, no Instituto de Artes Visuais do espaço Augusto Meyer, no terceiro andar da Casa de Cultura Mario Quintana, na capital gaúcha. O projeto é patrocinado pelo Itaú e pelas Lojas Pompéia através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em POA, fica em cartaz de 9 de novembro a 11 de dezembro. Imperdível!

_NAN1657_ (1)

Entre croquis, material gráfico, vídeos e roupas, serão ao todo nove ambientes em instalações que, mais que convidar a um mergulho no universo e no processo criativo deste multiartista, provoca várias análises da moda como um vetor de reafirmação e apropriação cultural. “Moda é interpretação de texto e contexto social, histórico, econômico e cultural. Moda é técnica, textura, cores, tecidos e negócio. Mas, para mim, moda é antes de tudo a transformação do olhar por meio da escrita pessoal do indivíduo nas suas escolhas do vestir”, comenta Fraga.

A intenção é desvendar pequenos vestígios de uma escrita particular, desenhadas pelo estilista mineiro e vestidos nos outros. “Por riscos, rabiscos e esboços desenhei histórias absurdas do homem comum. Transformei música, literatura, cultura brasileira e alguns ‘buracos’ do meu tempo em roupas-desenho e desenhos-memória. As mãos do velho-menino-que-conheço desde sempre ainda coçam diante de uma caixa de lápis de cor. A vontade de ilustrar uma nova história para vestir é o que não me deixa descer do balanço, porque este é o meu parque de diversões”, completa. A mostra, reunindo então 40 coleções, foi apresentada inicialmente em Belo Horizonte em outubro de 2012 e atraiu mais de 45 mil visitantes. Te programa e anota ai:

O que: “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”

Horário de funcionamento: terças a sextas, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 12h às 19h

Local: Casa de Cultura Mário Quintana – Instituto de Artes Visuais do espaço Augusto Meyer

Patrocínio: Itaú e Lojas Pompéia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

VITÓRIA PORTES

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi. Lorem ipsum dolor sit amet, cons ectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam.