Com o feriado em vista e o calor prometendo permanecer, muita gente já deve estar se programando para aproveitar a folga e abusar dos banhos de sol. Nessa época estar com o bronze em dia ajuda a nos deixar mais confortável e confiante para aderir as peças mais curtas como os shorts, saias e os mini vestidos. Pensando nisso resolvi elencar por aqui algumas dicas para manter o bronze por mais tempo e intensificar a nossa cor nesse verão. São dicas de antes e depois dos banhos de sol que não só ajudam a manter a pele mais escurinha como também evitam que ela resseque ou descasque. Vale conferir, olhem só:
Para manter o bronzeado por mais tempo e evitar que a pele descasque, além de fazer uma esfoliação da pele alguns dias antes da exposição ao sol, é importante:
1. Para conseguir um bronzeado uniforme, bonito e sem descascar, a dica é tomar sol aos poucos, reduzindo o índice de protetor solar no decorrer dos dias de exposição ao sol. Dessa forma, a pigmentação da pele aumenta de forma gradual sem causar problemas à pele.
2. Sempre após o banho de piscina ou de mar, uma boa ducha joga pelo ralo a salinidade da água do mar e a química da água da piscina, fortes fatores que facilitam o descascar da pele. É importante não se expor a banhos com água muito quente!
3. Com a exposição ao sol, é normal que a pele resseque um pouco. Procure manter a pele bem hidratada com o uso de cremes e óleos de banho.
4. Mantenha o corpo sempre hidratado ingerindo bastante líquido.
5. Durante o verão evite banhos quentes para não prejudicar a pele e dar início ao descascar.
6. Evite ir à praia ou piscina quando o sol estiver muito forte, isso acontece nos horários entre as 10 e às 16 horas da tarde.
7. Quem pensa que dias nublados e abafados não prejudicam a pele, está enganada. O mormaço causa queimaduras que facilitam a perda do bronzeado.
8. Para um tom de bronzeado bonito, vale a pena ingerir legumes e frutas de cor vermelha, laranja e amarela, ricos em betacaroteno.
9. Alimentos ricos em antioxidantes – Frutas, legumes, verduras, grãos e alimentos integrais – ajudam na redução da inflamação da pele durante os dias de exposição, além de protegê-la dos danos causados pelo sol.
10. Complementar o bronzeado usando autobronzeadores é uma bela forma de reforçar a cor do verão quando não estiver mais na praia ou piscina.
Nos casos de pele oleosa, o protetor solar deve ser sem óleo, mas, se a pele for do tipo seca, escolha um protetor solar com textura cremosa.
É importante lembrar que a exposição solar em excesso pode causar problemas na pele, como manchas, rugas, e até câncer de pele. Deve-se lembrar de aplicar protetor solar cerca de 20 minutos antes da exposição solar, e reaplicar a cada 2 horas.