Cuidado correto na hora de lavar e guardar suas roupas

O inverno veio com tudo neste ano. Gauchos sofrem!!! E com ele, os tecidos e as peças mais bonitas da estação saíram dos guarda-roupas e das vitrines e estão nas ruas, tornando o dia a dia mais bonito e muito mais requintado. Veludo molhado e suede são a novidade da estação. E, claro, os tradicionais couros que são sempre fantásticos e ajudam a nos manter quentinhos ao lado da lã e cashmere que também não podem faltar para nos aquecer. Falando em tendência, a alfaiataria veio com tudo nesta estação e os trench coats, sobretudos e as capas reinam absolutos.

roupas-de-inverno-no-guarda-roupa-914133

“É necessário entender que para cada um dos tecidos e peças citados há um tratamento adequado a se tomar na hora de lavar, secar, passar e guardar a roupa. A temperatura da água, o produto químico utilizado na hora de lavar, o método de secagem, a temperatura do ferro e a forma de guardar influenciam na durabilidade da peça e podem causar manchas, deformação e até inutilizá-la permanentemente. Por isso, é imprescindível que se conheça cada detalhe das roupas”, alerta Alaor Chiodin, diretor da Lavanderia Wash, que há mais de 40 anos cuida de roupas finas.

Cup with coffee and shape of the cacao heart on it and scarf.

Ele dá dicas sobre cada tecido e tipo de roupa citado aqui:

Veludo molhado e suede – O veludo molhado (ou veludo alemão) é um tecido com brilho e extremamente delicado. Não deve ser lavado na máquina comum, em casa, porque o atrito quebra suas fibras e ele marca completamente. Também não deve ser torcido, pelo mesmo problema. É um tecido que mancha facilmente, tanto com resíduos de sujeira, como alimentos e bebidas, quanto pelo uso incorreto de sabão em pó. Por isso, o ideal é observar a etiqueta de lavagem e limpá-lo a seco. O mesmo vale para o suede. Esse delicado tecido mancha até com desodorante. É dificílimo de ser limpo e jamais pode receber o contato com a água. Somente a limpeza a seco o deixa como novo.

Na hora de guardar, é importante que as peças sejam protegidas por capa de TNT ou simplesmente penduradas do lado avesso.

Couro – O couro é uma peça viva e precisa de respirar. Tire suas peças de couro do armário para arejar e nunca as guarde imediatamente após o uso. Deixe-as pendurada de um dia para o outro, à sombra, em lugar ventilado. Depois, pendure-as em cabide largo e proteja-as com capa de TNT. É importante lavá-las, apenas em lavanderia especializada em couro, periodicamente, para que durem muitos anos. Nunca as molhe em casa porque elas apodrecerão. (Já sofri com isso gente, sério, é péssimo!)

Lã e Cashmere – O grande problema dessas peças não é o método de lavar – e sim a forma como devem ser secas. A lã e a cashmere deformam. A água pesa nas fibras e estica a peça. Além disso, elas precisam secar na horizontal e não devem ser colocadas na máquina de secar, porque encolhem. São muitos detalhes que, se não forem observados, estragam a peça após o primeiro uso.

Peças de alfaiataria, trench coats, sobretudos e capas – Mais uma vez, o problema é a deformação. Quem compra uma peça de alfaiataria busca o corte perfeito, o caimento adequado. E se espanta após lavá-la e secá-la de qualquer maneira e ela perder toda a sua elegância. É o erro de colocar na máquina caseira, porque o atrito entorta a peça e a deforma, ou pendurar de maneira errada. Além disso, é preciso ficar alerta com o ferro desregulado. O ferro comum causa brilho na peça, o que a estraga permanentemente. É muito deselegante usar um blazer ou uma calça com brilho nas costuras por causa do ferro de passar.

Trench coats, sobretudos e capas passam pelo mesmo problema, com o agravante que não secam direito pelo tamanho maior das peças ou não são passadas adequadamente, pelo mesmo problema. O ideal é passá-las na mesa, observando-se o cuidado com as mangas, para não marcá-las. Assim fica bem mais fácil cuidar, né? Porque roupa não precisa ser descartável e fazer a manutenção correta entre uma estação e outra e durante o próprio inverno é fundamental!!! Fica dica!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

VITÓRIA PORTES

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi. Lorem ipsum dolor sit amet, cons ectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam.