22 de abril de 2014
Categorias: Decoração, DIY

Uma das coisas que mais me incentivam a manter um blog é a troca de informações que ele me permite ter com pessoas que eu adoro, mas que sequer conheço! Adoro post de looks, me divirto super testando e descobrindo novos produtos, mas digo com absoluta certeza que os posts mais que gosto de fazer, bolar e pesquisar são os posts de DIY. Não sei explicar certinho, mas é uma sensação de realização toda vez que posto um DIY, um faça você mesmo e recebo um feedback de leitoras e leitores contando que adoraram e que o post deu super certo nas suas versões. Sei que tem gente que não gosta, que não tem tempo nem jeito para trabalhos manuais, mas eu precisava compartilhar mais essa dica. Tá achando que seu quarto tá sem vida, sem graça e que pelo menos por agora não vai conseguir desembolsar uma grana boa para modificar a casa? Então fica ai sentada e lê esse post até o final!

DIY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre

1. Pra não passar trabalho vale comprar a madeira já cortada com um marceneiro de sua confiança. O custo é quase nada e polpa muito trabalho! Se você dômina a técnica o custo da cabeceira diminui e você pode colocar a mão na massa pro inteiro. A cabeceira pode ser retangular em detalhes ou seguir o desenho dessa com um topo curvo mais elevado, se tiver um arquiteto em casa dá até pra arriscar um projeto mais complicado.

DIY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre

2. Decidir qual o espaçamento que um botão terá do outro. Comece a primeira linha cerca de 2 1/2 a partir do topo da madeira compensada e espace os botões uns 10 centímetros de distância. Certifique-se de não ficar muito perto da borda da madeira compensada com o seu afastamento. Além disso, para o padrão de diamante, é preciso alternar as suas linhas – para a próxima linha de botões começarão 4 1/2 polegadas abaixo e ao lado do primeiro botão. Tenha em mente que quanto mais botões você tem, mais trabalho será. Depois de ter seu padrão estabelecido, com o uso da furadeira e da broca faça pequenos orifícios através da madeira compensada, onde cada botão deve ir. Certifique-se que os buracos são grandes o suficiente para passar através de um zip tie (aqueles lacres) e a agulha para estofados.

3. Após corte sua espuma amarela no tamanho da base de madeira e use a cola quente ou super bonder para fixá-lo. Em seguida acrescente a espuma de poliéster enrolando as sobras em torno da parte dianteira da espuma e grampear à parte de trás da madeira.

DIY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre

4. Quanto mais grosso o tecido, mais difícil será costurar os botões. Use seus botões. Passe a  Para esta etapa, siga as instruções que vêm com o kit de botões e fazer a quantidade adequada de botões para sua cabeceira. Tenha em mente que quanto mais grosso o tecido, mais difícil este será. O tecido azul é veludo e apesar de ser lindo é muito grosso. Corte o fio grosso ou barbante em pedaços de cerca de 8 centímetros de comprimento e amarre com um nó na parte de trás de cada botão.

IY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre

5. Agora é hora de começar os “tufos”, para isso você deve armar o tecido sobre a cabeceira da cama e encontrar um lugar confortável para trabalhar. Dica: Comece no meio da cabeceira para as pontas.

6. Da parte posterior da cabeceira da cama empurre uma agulha para estofado através do orifício até que ele comece a vir para fora da espuma no lado frontal. Isto é onde você irá anexar o seu primeiro botão.

DIY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre

7. Com uma agulha menor de tapeçaria, passe o botão através do tecido no local onde a agulha cutucou. Em seguida, no lado de trás do tecido, amarre firmemente o botão através do olho do lacre zip.

DIY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre DIY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre DIY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre

8. Agora fixe a extremidade do lacre zip na agulha mais grossa e coloque-a do lado de trás da cabeceira da cama. Comece a puxar a agulha lentamente até à parte de trás então puxe todo o lacre.

DIY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre

9. Quando o lacre já estiver na parte da trás da cabeceira aperte o botão. Mas antes de apertar totalmente o botão olhe a parte da frente para ver se o tecido fechou em formato diamante da maneira correta. Ele deve fazer isso sozinho, mas caso haja algum problema você pode ajustar e então sim feche o lacre. Assim é certo que dará certo!

DIY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre DIY - faça você mesmo - vitoria portes - blog de moda - blog - Porto Alegre

Você pode pendurar sua cabeceira na parede ou construir um suporte para ele se fixar. O veludo fica lindo, mas você pode montar sua cabeceira com qualquer tecido. Adorei esse DIY e apesar de ser demorado e bem trabalhoso vale muito a pena. Vocês gostaram?

Os créditos do tutorial são de Jamie Antonioli e Natasha do Schuo love
Tags: Decoração, DIY, Faça você mesmo,
amei este post
52 pessoas amaram
Comentários do Post

5 respostas a CABECEIRA CAPITONÊ | DIY

  1. Sueli disse:

    Muito bom seu tutorial. Tentarei seguir. Grata,

  2. GIL disse:

    show vou tentar fazer a minha amei
    xero

  3. Ana Carina disse:

    Amei!!! O passo a passo está bem claro e didático!
    Vc acha que fica bom com MDF de 15mm?

  4. Maria Das Dores Silva Nascimento disse:

    achei lindo e fácil de fazer, vou tentar.

  5. Elisete G.S.Soares disse:

    Nossa! sou apaixonada por capitonê, achei super bem explicado e vou seguir a risca

Vitória Portes
Newsletter
Facebook


Instagram